
Em Rio Branco devem ser instalados cem pontos de sinal de internet sem fio; para usar é preciso cadastro.
O governo do Acre lançou nesta quinta-feira (4) o programa Floresta Digital, que prevê oferecer internet banda larga em todos os 22 municípios do Estado até o fim do ano. A administração diz que hoje 95% da capital, Rio Branco, tem acesso ao sinal, que é sem fio – a promessa é que até 10 de fevereiro toda a cidade estará "iluminada".
O sinal de internet é transmitido por meio de antenas instaladas em locais da cidade, assim como já acontece em trechos da cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. É possível captar a conexão estando perto desses equipamentos, que têm faixas indicativas, ou por meio de antenas residenciais, que custam em torno de R$ 200.
Ao todo devem ser instalados cem pontos com essas antenas, em locais como os parques da Maternidade e do Tucumã, escolas, centros de saúde e a Ufac (Universidade Federal do Acre).
Mâncio Lima Cordeiro, secretário de Gestão Administrativa do Acre e coordenador do projeto, disse ao R7 que a previsão é que o programa todo custe R$ 30 milhões. Mas ele diz que parte do valor vai ser compensado pela economia trazida pelos serviços de internet.
– Nós vamos interligar todos os órgãos do Estado: as secretarias, o sistema de saúde, as cadeias, as prefeituras. O gasto com telefonia, por exemplo, vai ser reduzido drasticamente porque vamos usar um sistema próprio para transmitir dados e voz.
A programação é que até setembro todos as cidades estejam conectadas. Em locais mais distantes, diz o governo, serão instalados cem pontos remotos para acesso à internet – a ideia é montar "minitelecentros", com um ou dois computadores para acesso.
Para usar a conexão será preciso fazer um cadastro e informar nome e número de CPF, RG ou passaporte. O registro pode ser feito em estabelecimentos credenciados pelo governo, como escolas, restaurantes, bares, hotéis e órgãos públicos. Cordeiro diz que o objetivo é conseguir identificar possíveis infratores que cometerem crimes na rede.
– Não tem restrição de acesso. O camarada vai poder navegar no seu Orkut, no MSN, no YouTube, entrar onde quiser.
O governo do Estado também diz que vai distribuir 9.000 netbooks a alunos que estão no terceiro ano do ensino médio, como forma de empréstimo. Se o aluno for aprovado no vestibular, o empréstimo será prorrogado, diz o governador do Estado, Binho Marques (PT), em comunicado.
Dados de 2007 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que o Acre tem cerca de 655 mil habitantes. Rio Branco tem 290 mil moradores.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário