Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Google lança 'Android', sistema operacional aberto para celular


O Google já possui versões de seus serviços online para celulares, mas desta vez a marca cria uma plataforma que funcionará como um sistema operacional rival dos existentes Symbian e Windows Mobile, com a diferença de ser baseado em código aberto - ou seja, qualquer desenvolvedor poderá criar soluções para aparelhos baseados em "Android". A companhia faz mistério sobre os detalhes da plataforma, mas em sua área oficial no YouTube , executivos da companhia publicaram um vídeo em que esclarecem que o sistema vai permitir "compartilhar tags, redes sociais, vídeos e aplicativos da internet com o celular".

Concretamente, trata-se de um pacote de software para telefones celulares que inclui um sistema operacional, middleware, uma interface de usuários e vários aplicativos, que permitirão ao Google oferecer seus serviços aos usuários que não estejam diante do computador, disse um comunicado da empresa.

- A imprensa especulou muito sobre um certo Google Phone nas últimas semanas, mas o anúncio do Android é muito mais ambicioso do que um aparelho, verdadeiro ou não, poderia ser - disse Schmidt, em comunicado.

A plataforma é o resultado de uma parceria do Google com a Open Handset Alliance (OHA), entidade internacional formada por empresas que apóiam soluções de código fonte aberto, como Intel, Motorola, Qualcomm e Telefônica. A plataforma contará com o apoio de mais de 30 companhias, incluindo operadoras e fabricantes de aparelhos, entre elas China Mobile, eBay, HTC, LG, NTT DoCoMo, Samsung e Telecom Italia.

A companhia informou ainda que a plataforma Android é apenas o primeiro passo da aliança internacional e a expectativa é que os primeiros telefones celulares baseados no Android cheguem ao mercado no segundo semestre de 2008.

Como é baseado em código aberto, e portanto gratuito, o sistema viabilizaria a produção de aparelhos mais baratos. Mas não é a primeira vez que uma marca tipicamente de internet invade o mercado de telefonia celular.




Android, plataforma para celular do Google, está finalmente aberta para os desenvolvedores. Agora você pode fazer o download do SDK e começar a desenvolver grandes aplicações em Java. O Google lançou um concurso que oferece US$ 10 milhões em prêmios para os mais interessantes aplicativos (o maior prêmio é bastante significativa: US$ 275.000).

Note que “o Android SDK está sendo oferecido a comunidade desenvolvedora sobre uma base Early Look. (…) Quando o SDK atingir um nível mais definido, o Google tem a intenção de libertar a maioria dos componentes sob a licença Apache v2.0 de código-aberto. ”

Aqui estão algumas das mais importantes características da plataforma Android:

* Application framework permitindo reutilização e substituição de componentes
* Máquina Virtual Dalvik otimizada para dispositivos móveis
* Navegador Integrado baseado no código aberto do motor WebKit
* Gráficos otimizados e alimentado por personalizadas bibliotecas gráficas 2D; Gráficos 3D baseado no OpenGL ES 1,0 especificação (aceleração de hardware opcional)
* SQLite estruturado para armazenamento de dados
* Suporte a mídias comum para áudio, vídeo e imagem estática nos formatos (MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR, JPG, PNG, GIF)
* Telefonia GSM (dependente de hardware)
* Bluetooth, EDGE, 3G, e WiFi (dependente de hardware)

* Camera, GPS, bússola, e acelerómetro (dependente de hardware)

* Desenvolvimento ambiente Rich, incluindo um dispositivo emulador, ferramentas de depuração, memória e desempenho de perfis, e um plugin para o Eclipse IDE

Na demonstração abaixo apresentada por Sergey Brin(fundador do Google), mostra a plataforma Android em dois diferentes telefones na qual permite a você visualizar os tipos de aplicações já existentes, desde o navegador interno para o Google Maps e um jogo 3D como Quake. Segundo o Google, “Android vai permitir a execução de um grupo de aplicações, incluindo cliente de e-mail, programa SMS, calendário, mapas, navegador, contatos”.

Nenhum comentário: