Nesse artigo, mostrarei alguns fatores e características do elemento title que poderão fazer com que você alcance os seus objetivos mais facilmente e deixe seus clientes mais felizes!
Ao final desse artigo, espero que você tenha esclarecido algumas dúvidas, desfeito alguns mitos e que pergunte em tom de exclamação: "Por que tem tantos títulos mal feitos se é tão fácil fazer direito?".
Elemento Title - O que Fazer e o que Não Fazer?
Existem algumas características que devem estar presentes no conteúdo do título das páginas que são muito simples de ser implementados e que trazem resultados excelentes.
Posição no Documento HTML
Embora não seja um fator preponderante, recomendo que o title esteja imediatamente abaixo da tag head. Muito mais por uma questão de organização.
Tamanho (Comprimento)
O W3C recomenda que sejam usados entre 60 e 80 caracteres (incluindo espaços). O conteúdo do title é exibido na barra de títulos dos navegadores, favoritos (bookmarks), etc e a maior parte desse locais de exibição tem restrição das quantidades de caracteres exibidos na faixa de 60 a 80.
Além disso, o conteúdo do tile deve ser objetivo e claro, como será dito adiante. Tenha em mente que isso é uma recomendação e não obrigação.
Objetividade
O title deve descrever pra que serve a página, qual o objetivo, e não de que empresa ela é ou tudo o que será encontrado ali. Exemplificando, não devemos usar:
O recomendado é usar:
Percebe-se que há uma estrutura recomendada: Objetivo + Regionalidade.
O uso da regionalidade vai depender se o seu objetivo é realmente atender um público de uma região específica (normalmente cidades e estados).
Unicidade
O conteúdo do título de um documento HTML deve ser único. Conteúdos com o mesmo título significam para os buscadores que há uma única página.
Maiúsculas e Minúsculas
Há um tempo atrás, havia a recomendação de usar apenas caracteres minúsculos pois os buscadores eram sensíveis ao caso (caso sensitive), ou seja, diferenciavam "produto", "Produto" e "PRODUTO".
Hoje, os buscadores, na grande maioria, não têm mais essa restrição e tratam as palavras de forma igual, independente do uso de caracteres maiúsculos ou minúsculos.
Mas, mesmo assim, ainda há uma recomendação: deve-se utilizar a forma "correta" da escrita. Se uma palavra deve começar com caractere maiúsculo, começe; se não, deixe em minúsculas.
Isso é recomendado pois existem estudos de linguagem que mostram que as pessoas entendem melhor frases escritas dessa forma e que os títulos bem escritos tem uma melhor "impressão de clique" (Clicking impression), ou seja, o usuário sente-se mais tentado a clicar em links de buscadores que tenham um título bem escrito.
Conclusão
Nós vimos que o elemento title é o mais importante fator para um bom posicionamento de uma página em buscadores. Mas não o único!
Também vimos que é muito simples fazermos excelentes títulos e que poderão trazer excelentes resultados, pois são poucas as principais recomendações.
No início, eu especulei que você faria a pergunta seguinte ao final desse artigo: "Por que tem tantos títulos mal feitos se é tão fácil fazer direito?"
E então? Acertei?
Abraços!
Thiago Ferreira, mais conhecido como tmferreira (tmferreira@bol.com.br) e é formado em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira. Trabalha desde 2005 com desenvolvimento WEB, na FatorClick (http://www.fatorclick.com.br). Também mantém um blog (http://www.tmferreira.com.br/blog/) sobre desenvolvimento WEB, onde escreve sobre PHP, Javascript, Banco de Dados e Webstandards.
http://www.imasters.com.br/artigo/6761/webstandards/elemento_title_-_melhore_sua_posicao_no_google
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