
CASA CONECTADA – Fábio Nery interligou seu Xbox 360 ao computador de casa para acessar vídeos, fotos e músicas do PC sem sair do sofá
Os consoles da nova geração têm vários recursos multimídia úteis e legais que muitos usuários desconhecem
Jocelyn Auricchio
Muita gente não tem idéia do que um console de videogame da nova geração pode fazer. Além de rodar jogos com gráficos impressionantes e simulação realista de física, o Xbox 360 e o PS3 vêm carregados de recursos multimídia. O Wii não é tão polivalente, mas tem alguns recursos bacanas.
Seja para assistir a vídeos em alta definição, ouvir e copiar músicas do CD, acessar arquivos de música guardados em pen drives e tocadores de MP3 ou visualizar fotos direto da câmera digital, a nova geração de consoles é praticamente um canivete suíço do som e da imagem e pode ser utilizada como uma espécie de central multimídia da casa, ligada à TV.
A tendência de convergir tecnologias de entretenimento ganhou força com o primeiro PlayStation. Apesar de ele não ter sido o primeiro console a reproduzir CDs, foi o primeiro que fazia isso direito. A qualidade de som do aparelho é tão grande que ainda hoje, passados 12 anos do lançamento, audiófilos do mundo todo disputam a tapa as poucas unidades em perfeitas condições à venda em sites de leilões.
No PS2, o DVD foi a estrela. O console foi responsável por um boom de vendas de filmes em DVD, tanto no Japão quanto no resto do mundo.
Hoje, com a guerra dos consoles à toda, a nova geração de videogames vem armada de recursos legais. Como até agora a maioria dos games é multiplataforma, isto é, os jogos são lançados para vários consoles simultaneamente, um fator importante na hora de decidir qual console comprar é a quantidade e qualidade de recursos multimídia que ele oferece.
Foi o que ajudou na decisão de compra do radialista Fábio Correa Nery. Aficionado por games, ele embarcou na nova geração com o Xbox 360, em grande parte pela capacidade multimídia do console.
“Uso mais o console para ver fotos, vídeos e ouvir música do que para jogar”, afirma ele, que conectou seu Xbox 360 ao computador utilizando o bom e velho cabo de rede. Nery estoca seus arquivos de mídia no HD do PC, e pelo console, acessa os vídeos, as fotos e ouve música usando a TV e o home theater instalados na sala.
“ Faço de tudo com ele. Assisto aos vídeos que baixo da web, vejo minhas fotos, escuto músicas... Até gravo programas e corridas de Fórmula 1 da TV usando uma placa de captura no PC, para depois assistir na televisão usando o 360”, completa.
Ele teve acesso aos três consoles da nova geração e está feliz com o Xbox 360: “O PS3 é muito bom, mas ainda não faz as mesmas coisas que o 360. O Wii é um videogame legal para a família, mas não faz quase nada além de rodar jogos”, conclui.
PS3 MANDA BEM NOS FILMES
O PlayStation 3 também é uma verdadeira potência multimídia. Ele roda com competência filmes em alta definição no padrão Blu-Ray. Em nossos testes com tocadores de filmes em alta definição, que em breve você verá nas páginas do
O PS3 também dá “um tapa” na resolução de DVDs comuns, melhorando a qualidade dos filmes, isto é, aumenta artificialmente o número de linhas de um vídeo para que o mesmo fique com um visual melhor em telas de alta definição.
Com músicas, o console da Sony é uma faca de dois gumes. Apesar de oferecer recursos interessantes, é complicado fazer ele “entender” que existem arquivos gravados em um pen drive ou cartão de memória.
Mas a decepção com o PS3 é a dificuldade em fazê-lo puxar arquivos do PC. Embora, na teoria, ele até consiga fazer isso, na prática o aparato é compatível com poucos equipamentos.
Apesar de alguns tropeços, é admirável o capricho que a Sony dispensou para a exibição de fotos no PS3. Quando se “espeta” uma câmera digital no PS3, ele a reconhece automaticamente e exibe as imagens na tela da TV.
WII É O MAIS MODESTO
Para muita gente, o Wii é o console mais interessante da nova geração, mas o videogame da Nintendo fica devendo em recursos multimídia. Apesar de ser equipado com um leitor de DVD, o aparelho não reproduz filmes.
Para piorar, o aparelho não baixa vídeos pela web, coisa que o Xbox 360 e o PS3 tiram de letra. Mas, nas fotos, o Wii é campeão. Além de oferecer uma navegação interessante, usando seu controle revolucionário, ele até traz um divertido programinha que edita as imagens.
Seja qual for sua escolha, leve em conta que os recursos multimídia dos consoles só serão aproveitados na totalidade se você conectar o console à TV com cabos de qualidade. E, se você ligar o console a um home theater, vai animar qualquer festa com sua seleção musical rolando pelo videogame.
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=11470