
SÃO PAULO – Hoje em dia sobram opções para quem não pode pagar ou não tem interesse em usar o Microsoft Office, o líder de vendas nesse mercado.
O Downloads INFO analisou vários pacotes. Eles oferecem ferramentas básicas e avançadas para a edição de planilhas, textos e apresentações. E, de quebra, abrem arquivos do Office.
Reunimos, abaixo, cinco boas opções.
BrOffice: desenvolvida com código aberto, o BrOffice tem os mesmos aplicativos e uma interface bastante parecida com a do Microsoft Office. No entanto, está um passo a frente do concorrente em um quesito: ele tem um corretor ortográfico compatível com as novas regras gramaticais da língua portuguesa.
IBM Lotus Simphony: um pacote de escritório com um visual bastante bonito e intuitivo. Tem um sistema de abas que facilita a navegação entre planilhas, documentos de textos e apresentações abertas. Um dos destaques do Symphony é seu conjunto de clip arts para ilustrar os documentos.
Zoho: considerado um dos serviços online mais completos da web, o Zoho oferece um pacote com editores de texto, planilhas e apresentações, entre outros. Apesar de funcionar na telinha do navegador, o webware tem todos os recursos de uma suíte que é instalada no HD do micro. É necessário criar um login para usar o Zoho.
Google Docs: um dos grandes méritos do Google Docs é que ele permite, facilmente, que várias pessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo: não importa se é uma planilha, um texto ou uma apresentação. O webware interage bem com os arquivos do Microsoft Office e, com a ajuda de um plug-in, funciona também offline.
Open IT Online: sem editores de texto, de planilhas e de apresentação instalados no Windows? Não fique preocupado. Com esse complemento, o Firefox abre os documentos em serviços de edição online, como o Google Docs e o Zoho. Ele funciona com a maioria dos formatos, inclusive, os do Microsoft Office.
Nenhum comentário:
Postar um comentário