
RAVE GEEK - Visão geral de um dos pavilhões do evento Campus Party, que aconteceu na semana passada, na cidade de Valência, na Espanha
Por uma semana, fãs de tecnologia compartilharam, em Valência, na Espanha, experiências diante do computador
Rodrigo Martins
VALÊNCIA (ESPANHA)
Foi um festival de monitores, CPUs, teclados e mouses. Em pleno verão europeu, na cidade praiana de Valência, Espanha, os termômetros marcavam quase 40 graus, mas uma multidão de viajantes não quis nem saber de ver o mar. Armados com computadores e barracas de camping, 5.500 aficionados por tecnologia se reuniram para, em um mesmo local, passar sete dias conectados sem parar.
O encontro, que é anual e terminou ontem, chama-se Campus Party. Mas freqüentadores já o apelidaram de “Woodstock dos Nerds”, ou apenas Nerdstock. Se, nos anos 60, foi uma constelação de músicos hippies o pretexto para um batalhão de pessoas se reunirem, agora, na Espanha, foi uma conexão com a web de 5 gigabits, 625 vezes mais rápida do que a topo de linha no Brasil (embora “dividida” por todos os participantes).
Ea espantoso. Em dois pavilhões de 12.500 metros quadrados cada, milhares de pessoas passaram dia, noite e madrugada com os olhos fixos em um mar de monitores, que exibiam desde filmes piratas até códigos de computação e vídeos pornôs.
Mas era só puxar conversa aqui e ali que se descobria que o PC e a internet rápida, na verdade, não eram os motivos principais de tanta gente estar ali. O lance era compartilhar. Compartilhar arquivos, opiniões, conhecimento, mas principalmente partilhar com quem curte as mesmas coisas. “Mais importante é conhecer gente, ver aqueles com quem só falamos na web”, diz o estudante espanhol Isidre Miró, de 21 anos.
Nesse movimento, outros eventos como o Campus Party estão se espalhando. No ano passado, o DreamHack, na Suécia, atraiu quase 7.800 pessoas com seus PCs, um recorde mundial, de acordo com o Guinness Book. O Brasil deverá ter o seu festival em fevereiro. A previsão dos organizadores, os mesmos do Campus Party, é reunir 3.000 pessoas em São Paulo. Você vai estar lá?
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=11469
Nenhum comentário:
Postar um comentário